Sinalizador de Garagem

O empresário Francisco Roldan vivia sofrendo na hora de encontrar uma vaga nos concorridos estacionamentos. Um dia, quase adormecendo, enquanto esperava uma vaga, teve uma idéia. E assim nasceu o sinalizador de garagem. A invenção virou um produto e também um negócio. O sinalizador é um sistema de sensores com lâmpada que indica se a vaga está ocupada ou não. Um movimentado shopping da cidade de São Paulo resolveu experimentá-lo nas vagas para deficientes. O resultado foi satisfatório. 

Depois de patentear o invento, Francisco procurou parceiros que apostassem no negócio. Uma multinacional fabricante de sensores desenvolveu o produto. “A idéia é viável, por isso decidimos apoiá-la”, explica José Carlos Curado Junior, gerente comercial. O segundo parceiro foi o empresário Marco Crosato, que enxergou no produto uma possibilidade de marketing. O inventor agora tenta convencer os shoppings a implantar o sistema para todas as vagas. Ele tem à frente um mercado de mais de 500 shoppings no Brasil. “O mercado é amplo. A possibilidade de se fazer bons negócios é muito boa”, acredita o empresário.

Desenvolvido pelo arquiteto Francisco Roldan, de 60 anos, ele indica quando uma vaga está disponível. Pendurada no teto, uma caixinha de plástico com sensores e LEDs (Light Emitting Diode) emite luz verde para o motorista aflito. Um carro estacionado sob o sinalizador faz com que a luz se apague. O funcionamento é elétrico. O aparelho é inédito e acaba de ser patenteado no Brasil e no exterior. “Já estou sendo procurado por um shopping center”, diz Roldan, que planeja vender cada unidade por R$ 300.

Fonte: 
http://redeglobo5.globo.com/pegn/PegnTV/pegn29072001.htm
 
https://inventores.com.br/auto2.htm
 

acesso em abril de 2002
http://galileu.globo.com/edic/109/tecnovas.htm
 
acesso em outubro de 2010
 
envie seus comentários para [email protected].
 

Posso ajudar?