Menção honrosa na categoria Utensílios do XVIII Prêmio Museu Design Museu da Casa Brasileira, criação de Jair Francisco Maffezzolli de Brusque/SC. Descrito pelo júri como: “…prático e facilitador de uma tarefa, com desenho simpático e atraente, ergonomicamente correto”. A revista de arquitetura Vitruvius, em sua edição de 01/12/04, afirmou que o Prêmio Design do MCB, é a “mais respeitada e tradicional premiação de design do país…”. A Revista Veja de 01/12/04, no caderno VEJA SP, mostra uma foto do Porta-PET e comenta: “Simples e bem bolado: o Porta-PET carrega até 4 garrafas de refrigerante, além de sacolas”. Foram, no total, 462 produtos inscritos e 112 classificados para a etapa final; sendo que destes, apenas 78 foram selecionados para a Amostra da premiação, mas somente 19 foram premiados, divididos estes em 05 categorias.
O Designer Jair Francisco Maffezzolli, competindo pela primeira vez levou três produtos desenvolvidos aquele ano para o XVIII Prêmio Museu Design Museu da Casa Brasileira, sendo que o porta pet foi premiado e os outros dois foram selecionados para ficarem entre os 78 produtos para a mostra, o “grampo de roupa multiuso e o porta-garrafão”. Também com destaque na revista ARC Design. O segundo Prêmio CNI/FIESC 2004 (Confederação Nacional da Indústria e Federação das Indústrias de SC), realizado em 26/11/04, em Florianópolis, na sede da FIESC, que rendeu o Prêmio Ecologia, com o Porta-PET. Observando pela ótica da economia, preocupação com o meio ambiente e um design jovem e atraente se fez um novo conceito no transporte de garrafas tipo PET. Aproveitando ao máximo a matéria-prima. O resultado é um produto com design diferenciado. Que tem facilidade de uso, ergonomia, beleza e inovação estética e de funcionamento. Foram desenvolvidas 2 versões do produto: para duas e quatro garrafas. Levando-se em consideração há existência de garrafas com 2,5 litros e até de 3 litros. A fixação das garrafas é feita pressionando-se horizontalmente a abertura da alça contra a área inferior do anel existente no gargalo da garrafa PET. O desencaixe ocorre de forma suave, firmando-se a mão na empunhadura do Porta-PET, pressionando o polegar no sentido horizontal contra a tampa da garrafa, expulsando-a para fora da abertura do Porta-PET. O Porta-PET2 ainda é provido de um ímã para que o mesmo também possa ser colocado junto à geladeira, mania nacional. Foi escolhido o PP como matéria prima adequada deste produto, pelas suas propriedades:
Fonte: Agradeço ao inventor Jair Maffezzolli ([email protected]) pelo envio de informações em outubro de 2006 para composição desta página
envie seus comentários para [email protected].