Ventilador com Repelente

A empresa é a segunda no ranking de pedidos encaminhados ao INPI. A fábrica de eletrodomésticos portáteis Arno coloca no mercado brasileiro este mês um ventilador de mesa que ventila e ao mesmo tempo repele insetos. Um compartimento especial na lateral do motor do aparelho permite colocar uma pastilha de repelente e promover sua dispersão no ambiente somando as duas funções, segundo informou a diretora de marketing da empresa, Eliana Leonhardt. As funções também podem ser acionadas isoladamente. O Arno Ambiance Repelente é fruto de dois anos de desenvolvimento e da estratégia adotada pela empresa do grupo francês SEB de investir em inovação. Estratégia essa que já rendeu a vice-liderança da Arno no ranking das empresas que entraram com mais pedidos de marcas e patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com 438 pedidos registrados desde o início da operação da empresa, há 60 anos. Desses, 60% foram de patentes e 71 foram depositados em 2003 e 2004, sendo 75% patentes de invenção, segundo a empresa. O primeiro lugar no ranking pertence à Grendene. 

Segundo os padrões ditados pela matriz, a Arno criou uma equipe multidisciplinar que conta com designers, pessoal da área financeira, do marketing, enfim, de todas as atividades, que se reúne constantemente para criar produtos que depois são apresentados aos consumidores para teste, disse Eliana. As inovações são registradas pelo grupo em vários países. O SEB investe cerca de 3% da receita em pesquisa. Em 2003 faturou € 2,3 bilhões. “São alternativas para inovar em um setor no qual muitos produtos já são meio ‘commodities’”, afirmou Eliana. Segundo a executiva, a Arno detém 53% do mercado local de ventiladores de mesa e parede, cerca de 4,5 milhões de unidades em 2003. Mas as exportações são poucas porque a concorrência chinesa é forte. “Exportamos para o Paraguai, Uruguai e Bolívia, mas no Chile, por exemplo, já é difícil”, disse Eliana. Entretanto, informou, os produtos da China são populares e o Ambiance inova nas funções e no design – fugindo do padrão de cores do segmento, o aparelho é preto e prata. 

Do desenvolvimento até a campanha de divulgação, prevista para janeiro de 2005, a empresa prevê gastar R$ 5 milhões com o novo produto. “Fizemos uma parceria com a Sumitomo Chemical do Brasil, que fornece o princípio ativo para todas as pastilhas, para avaliar a correta dispersão do produto no ambiente e vários testes foram realizados com o Bioagri Laboratórios para obter o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, afirmou Eliana. O preço sugerido da Arno para o produto é de R$ 150. Os equipamentos com as mesmas dimensões (40 centímetros), segundo Eliana, custam entre R$ 90 e R$ 100. O consumidor pode usar a pastilha que preferir. A previsão de Eliana é de que o mercado de ventiladores no País cresça entre 8% e 10% em 2004. A expectativa é de vender 200 mil Ambiance no primeiro ano de mercado.

Fonte: 
A Arno inova com aparelho que ventila e repele insetos , Fonte:Gazeta Mercantil 15/10/2004
 
http://www.arno.com.br
 
acesso em novembro 2004
 
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