Pra você que não conhece ainda a “Caixa de elevação de esgoto”, hoje vamos apresentar o projeto novamente.
O preço de um terreno varia conforme sua localização, tamanho e características de elevação – quanto mais íngreme, menos o preço, como observou José Valdeci, eletromecânico de Três Corações (MG) e afiliado à Associação Nacional de Inventores (ANI).
Embora os terrenos mais íngremes fossem mais em conta, o cliente que adquirisse um imóvel cuja área ficasse abaixo do nível da rua teria maiores gastos ao fazer a ligação do esgoto à rede de saneamento pública. Diante desse dilema, Valdeci quebrou a cabeça até desenvolver a sua “caixa de elevação de esgoto”.
“É uma caixa com volume de 120 litros que armazena o esgoto do imóvel. Uma boia irá detectar quando for atingido o limite máximo da caixa, imediatamente será fechada a válvula de retenção, que irá bloquear a rede interna. Um moto redutor irá acionar um fuso e elevar a caixa até atingir a altura da rede de esgoto da rua. Todo o esgoto terá decantado na parte inferior da caixa e será transferido para a rede pública. Quando a boia atingir o nível mínimo, o moto redutor irá acionar o sistema e descer a caixa. Isso acontecerá várias vezes, conforme a necessidade do imóvel”, explica Valdeci.
O consumidor poderá acompanhar o funcionamento do sistema por meio de um sistema luminoso ou sonoro, segundo o inventor.
A solução atual, construir um poço e usar uma bomba submersa para descartar o esgoto, segundo Valdeci tem custo elevado e maior risco de contaminação do meio-ambiente. Outra vantagem da “caixa de elevação de esgoto” é que o consumidor poderá acompanhar o funcionamento do sistema por meio de um sistema luminoso ou sonoro.
O inventor já registrou a patente da “Caixa de Elevação de Esgoto” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente procura investidores para comercialização do produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.
Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada com o intuito de divulgar as invenções brasileiras, a fim de encontrar parceiros para colocá-las no mercado. Os inventores recebem todo o apoio comercial e jurídico na hora de registrar suas invenções e, também, na hora de negociá-las com possíveis empresas e investidores.
Site: www.inventores.com.br