WBC

Em 2000, Gérson Schmitt, presidente da Paradigma, de Florianópolis, esperava em Anaheim, Califórnia, diante de 5 000 pessoas de 60 países, o momento de receber da Microsoft a medalha de melhor empresa latino-americana de comércio eletrônico. Surpresa: a empresa de Bill Gates anunciou a Paradigma como ganhadora não apenas da medalha de melhor empresa latino-americana mas também do troféu de melhor empresa mundial do setor. Foi com o desenvolvimento de um desdobramento de sua plataforma WBC (Web Business Center), voltado a empresa do setor público, que a Paradigma brilhou no Troféu Expressão 2001. Com o WBC, um aplicativo que permite às empresas comprar e vender produtos em um único site, a empresa foi premiada pela Microsoft em 2000. Este ano, desenvolveu o WBC Public, um sistema que reduz o tempo e o custo de compras do setor público. Ele foi elaborado dentro das regras da lei 8.666/93, que regulamento os negócios da União, estados, municípios, estatais e fundações com fornecedores de produtos e serviços. O WBC Public funciona por meio de leilões digitais de compra e venda, facilitando a apuração pelos governos dos melhores preços. Dependendo dos valores envolvidos, o sistema dispensa licitação, carta-convite e tomada de preços e é aberto à consulta por qualquer cidadão, garantindo a transparência necessária.

 

O Paradigma WBC é um aplicativo inovador de comércio eletrônico que permite às empresas comprarem e venderem seus produtos e serviços através de um único site, utilizando uma solução única, integrada, amigável e segura, com suporte a todas as relações comerciais da cadeia produtiva: fornecedores – produtores – distribuidores – revendas – filiais – franquias – consumidores. Escalável de uma empresa para qualquer número de membros de uma comunidade, o WBC adapta-se a diversos segmentos econômicos ou natureza de negócio, com fácil parametrização e complementação, adotando regras no aplicativo de negócio e identidade própria, configuráveis diretamente.

 

Utilizando infraestrutura tecnológica e de segurança de uma empresa líder no mercado de software – a Microsoft, o WBC é compatível com outras plataformas, uma vez que foi desenvolvido de maneira componentizada no modelo multicamada (n-tier).Para atender na sua totalidade e, ao mesmo tempo, individualmente às necessidades dos integrantes das comunidades virtuais, o Paradigma WBC tem uma estrutura modular que pode ser montada de acordo com sua aplicação. Assim, a família de produtos WBC é composta dos módulos de negócios e mais oito módulos complementares.

As modalidades disponíveis somente na versão do WBC Public para o setor público, incluem: Pregão eletrônico – este módulo permite a realização de quatro tipos de leilões: holandês aberto, holandês fechado, book build e tradicional, proporcionando o acompanhamento das ordens de compra em pregão e, ao mesmo tempo, obedecendo às regras das compras públicas. O fornecedor habilitado poderá efetuar ofertas de preço/lances, que, no caso de ser a melhor oferta/preço, será automaticamente publicada no site e também será informado por meio de um indicativo se esta oferta é do fornecedor atuante ou não; Cotação – modalidade de negociação tipicamente aplicada para compras através de convite. Nesta opção o fornecedor habilitado efetua uma única oferta de preço/lance, que será armazenada no banco de dados. A armazenagem da oferta utiliza o recurso de criptografia de dados assegurando sigilo das informações até o encerramento do pregão, exatamente como ocorre com um envelope fechado. No dia e horário marcados, todas as cotações são abertas simultaneamente e é apurado o respectivo vencedor; Compra direta – compra de produtos e serviços previamente cotados em cadastro de itens do fornecedor. Esta operação é utilizada para aquisições de baixo valor, normalmente sob a modalidade de dispensa de licitação.

A Paradigma (www.pta.com.br), empresa especializada no desenvolvimento de soluções de negócios via Internet, começou suas operações em 1998, em Florianópolis, SC. Hoje conta com mais de 100 funcionários e uma unidade em São Paulo. Entre 1999 e 2000, a empresa apontou um crescimento de 1.000%, o que lhe garantiu o 1º lugar no ranking da Info200, na categoria de empresa de software que mais cresceu em 2000. Além disso, recebeu o prêmio de melhor solução de e-commerce do mundo pela Microsoft Corporation, no Fusion 2001. Com clientes do porte de Microsoft, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Bovespa, Sebrae, Condor e Buettner, entre outros, a Paradigma é a primeira empresa brasileira a exportar tecnologia de e-commerce B2B, por meio da parceria com o Grupo ParaRede de Portugal. Na área de compras públicas, a catarinense Paradigma, depois de ajudar a criar 13 dos 20 portais de compras públicos do país, agora nutre expectativas no mercado europeu.

 

Fonte:

http://www.expressao.com.br/finep/premio_finep_venc.htm

http://www.pta.com.br/produtos.asp

http://www.promon.com.br/portugues/noticias/pressreleases.asp?cod=154

acesso em junho de 2002

http://portalexame.abril.com.br/pgMain.jhtml?ch=ch04&sc=sc0401&pg=pgart_0401_180603_55292.html

acesso em julho de 2003

Posso ajudar?