Criador de uma ferramenta “alinhadora de paredes” – uma espécie de carretel que se fixa aos tijolos por meio de suportes -, o assistente de laboratório José Lidio da Silva Santos, 36 anos, conseguiu transformar o seu projeto em realidade apenas após perder o emprego e empenhar todas as suas economias. “Meu pai era pedreiro, e sempre achei que o esquema de alinhamento de paredes usando uma linha esticada amarrada a um prego poderia ser melhorado. Então, resolvi arriscar. Gastei R$ 15 mil no desenvolvimento do meu produto. Apliquei todo o dinheiro da indenização e vendi um carro”, afirmou Santos, que sobreviveu de maio de 2008 a setembro deste ano – período em que esteve fora do mercado de trabalho – apenas com as vendas do alinhador.
Apesar de ainda aceitar encomendas para a sua criação, ele ressalta que é muito difícil para um inventor brasileiro ter um bom padrão de vida apenas com suas invenções. “Se pudesse, gostaria de trabalhar inventando coisas. Ter a minha própria empresa, só para pensar nesses projetos. Mas isso não é possível. Ainda é preciso ter uma atividade paralela.” Em relação aos projetos futuros, Santos segue o coro dos inventores e evita falar muito no assunto. Prefere manter o projeto distante dos olhares oportunistas e curiosos. “É uma ideia que estou tendo para uso em motos. Ainda não é nada concreto, mas eu prefiro não divulgar”.
O pedido de patente de modelo de utilidade MU8901833-8 refere-se a DISPOSITIVO ALINHADOR PARA CONSTRUÇÃO DE PAREDE. Refere-se o presente objeto a um inédito e funcional dispositivo alinhador para construção de paredes provido de uma base verticalizada com extremidades encurvadas tipo “S” e manopla com um orifício para ser amarrado um cordão, permitindo verificar o alinhamento das paredes.
Fonte: http://www.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=1&id=5778202&titulo=Inventores+lutam+pelo+direito+de+criar
acesso em novembro de 2009
https://inventores.com.br/sistema/home/detalheProd.aspx?ukey=162
acesso em janeiro de 2010
envie seus comentários para [email protected].