https://www.youtube.com/watch?v=ynBlylccYto
O produto inova ao se ajustar às curvas e necessidades da obra
Uma das partes mais sensíveis de uma obra é o sistema hidráulico. Um bom projeto evita fazer curvas e desvios porque eles consomem várias peças e criam locais propícios a vazamentos. O aposentado Mário de Oliveira, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criou o “adaptador flexível para tubulação” atento às essas necessidades.
“A ideia surgiu a partir de uma necessidade que eu tinha quando fazia bicos para reforçar minha renda familiar: era muito difícil fazer manutenção com as peças que tem disponíveis no mercado e sempre voltava a dar problemas! Com o ‘adaptador flexível’ terminaram as minhas dificuldades e passei a oferecer mais segurança aos clientes”, comemora Mário.
Os adaptadores atuais, de acordo com Mário, não suportam a pressão quando exercida no sentido vertical, são mais caros e mais propícios a vazamentos. “O adaptador é muito fácil de instalar, suporta essas cargas verticais, não se rompe e é mais barato para o consumidor”, enumera o inventor. A expectativa é que o produto tenha custo de cerca de R$ 20 para o consumidor no varejo.
Mário já registrou a patente do “adaptador flexível para tubulação hidráulica” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente procura investidores para comercialização do produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.
Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.