Blog

Supermini

Na sala de João Augusto Conrado do Amaral Gurgel na sede da Gurgel Motores S/A, em Rio Claro, São Paulo, havia, entre troféus e diplomas expostos na parede, uma multa […]

“Amazonas”

A ideia de se construir uma motocicleta com motor VW, não foi exatamente iniciada com a Amazonas. No início dos anos 70, os mecânicos Luiz Antonio Gomi e José Carlos […]

“A4”

No primeiro semestre de 2006, o Brasil poderá ter seu segundo automóvel nacional, 11 anos depois da falência da empresa brasileira Gurgel e dez anos após o surgimento da Troller, […]

Romiseta

O Romi-Isetta é o carro mais exótico já fabricado no Brasil. O eixo traseiro é bem mais estreito que o dianteiro e ela aparenta ser ainda menor do que realmente […]

JEG

Embora alguns catálogos de época dêem esse modelo commo argentino, o JEG era brasileiro. Lançado em 1978 era fabricado pela Dacunha. O motor era da Brasília, traseiro, com 15 mil […]

Para Choques

Preocupados com 15.000 mortes anuais em acidentes automobilísticos envolvendo caminhões, engenheiros da Unicamp projetaram um novo pára-choque traseiro que poderá evitar milhares destas fatalidades. Grande parte dos acidentes envolvendo a […]

Minipuma

Ronaldo Almeida Brochado saiu da Engenharia de Veículos da GM, em São Caetano do Sul, setembro de 73, quase diretamente para PUMA com quem já negociava. No final de 73 […]

FEI X-3

Conhecido como Lavínia, também desenvolvido pelo DEPV, o X-3 é um protótipo esportivo, projetado para dois ocupantes e que, além do design arrojado – como portas asas de gaivota, assoalho […]

FEI X-1

Um professor, um grupo de alunos e muita criatividade. Assim nasceu o DEPV Departamento de Estudos e Pesquisas de Veículos num galpão da FEI, no final dos anos 1960. Em […]

Puma 4000

Uma importante criação brasileira, do Eng. Mec. Ronaldo Brochado e do Designer Paulo Sérgio Alves (o PS) deu frutos para a Puma e, após, para a Alfa Metais em Curitiba. […]

Posso ajudar?