Supermini
Na sala de João Augusto Conrado do Amaral Gurgel na sede da Gurgel Motores S/A, em Rio Claro, São Paulo, havia, entre troféus e diplomas expostos na parede, uma multa […]
Na sala de João Augusto Conrado do Amaral Gurgel na sede da Gurgel Motores S/A, em Rio Claro, São Paulo, havia, entre troféus e diplomas expostos na parede, uma multa […]
A ideia de se construir uma motocicleta com motor VW, não foi exatamente iniciada com a Amazonas. No início dos anos 70, os mecânicos Luiz Antonio Gomi e José Carlos […]
No primeiro semestre de 2006, o Brasil poderá ter seu segundo automóvel nacional, 11 anos depois da falência da empresa brasileira Gurgel e dez anos após o surgimento da Troller, […]
O Romi-Isetta é o carro mais exótico já fabricado no Brasil. O eixo traseiro é bem mais estreito que o dianteiro e ela aparenta ser ainda menor do que realmente […]
Embora alguns catálogos de época dêem esse modelo commo argentino, o JEG era brasileiro. Lançado em 1978 era fabricado pela Dacunha. O motor era da Brasília, traseiro, com 15 mil […]
Preocupados com 15.000 mortes anuais em acidentes automobilísticos envolvendo caminhões, engenheiros da Unicamp projetaram um novo pára-choque traseiro que poderá evitar milhares destas fatalidades. Grande parte dos acidentes envolvendo a […]
Ronaldo Almeida Brochado saiu da Engenharia de Veículos da GM, em São Caetano do Sul, setembro de 73, quase diretamente para PUMA com quem já negociava. No final de 73 […]
Conhecido como Lavínia, também desenvolvido pelo DEPV, o X-3 é um protótipo esportivo, projetado para dois ocupantes e que, além do design arrojado – como portas asas de gaivota, assoalho […]
Um professor, um grupo de alunos e muita criatividade. Assim nasceu o DEPV Departamento de Estudos e Pesquisas de Veículos num galpão da FEI, no final dos anos 1960. Em […]
Uma importante criação brasileira, do Eng. Mec. Ronaldo Brochado e do Designer Paulo Sérgio Alves (o PS) deu frutos para a Puma e, após, para a Alfa Metais em Curitiba. […]