Blog

“A4”

No primeiro semestre de 2006, o Brasil poderá ter seu segundo automóvel nacional, 11 anos depois da falência da empresa brasileira Gurgel e dez anos após o surgimento da Troller, […]

Romiseta

O Romi-Isetta é o carro mais exótico já fabricado no Brasil. O eixo traseiro é bem mais estreito que o dianteiro e ela aparenta ser ainda menor do que realmente […]

JEG

Embora alguns catálogos de época dêem esse modelo commo argentino, o JEG era brasileiro. Lançado em 1978 era fabricado pela Dacunha. O motor era da Brasília, traseiro, com 15 mil […]

Para Choques

Preocupados com 15.000 mortes anuais em acidentes automobilísticos envolvendo caminhões, engenheiros da Unicamp projetaram um novo pára-choque traseiro que poderá evitar milhares destas fatalidades. Grande parte dos acidentes envolvendo a […]

Minipuma

Ronaldo Almeida Brochado saiu da Engenharia de Veículos da GM, em São Caetano do Sul, setembro de 73, quase diretamente para PUMA com quem já negociava. No final de 73 […]

FEI X-3

Conhecido como Lavínia, também desenvolvido pelo DEPV, o X-3 é um protótipo esportivo, projetado para dois ocupantes e que, além do design arrojado – como portas asas de gaivota, assoalho […]

FEI X-1

Um professor, um grupo de alunos e muita criatividade. Assim nasceu o DEPV Departamento de Estudos e Pesquisas de Veículos num galpão da FEI, no final dos anos 1960. Em […]

Puma 4000

Uma importante criação brasileira, do Eng. Mec. Ronaldo Brochado e do Designer Paulo Sérgio Alves (o PS) deu frutos para a Puma e, após, para a Alfa Metais em Curitiba. […]

Thundix

Foi pensando na realidade brasileira que a Equus, pequena indústria de Fortaleza (Ceará) especializada em produzir buggies criou o mais novo jipe brasileiro. tal qual o Troller, o Thundix é […]

Praticar

Élio Coelho, ex-piloto de provas da Volkswagen montou sua oficina há quinze anos, mas não está acomodado a sua situação de prestador de serviços bem-sucedido. Aproveitando seu conhecimento profissional, ele […]

Posso ajudar?