À medida que a indústria de alimentos cresce, a smart tecnologia ganha mais proeminência no gerenciamento de produtos – da fazenda ao supermercado. Nesse contexto, uma startup brasileira tenta criar uma cadeia de produção de carne mais eficiente – e tem sido muito bem recebida pelo mercado.
Fundada em 2013 por Danilo Leão e Marcelo Murachovsky, o aplicativo para smartphone BovControl permite que produtores, empresas e consumidores se certifiquem que eles estão comprando carne e leite sustentáveis. O BovControl funciona a partir de dados fornecidos pelos produtores.
O aplicativo brasileiro vai além dos concorrentes, que normalmente permitem apenas o gerenciamento do rebanho. Com o BovControl, produtores de carne e laticínios podem fazer inventários do gado, controles sanitários e nutricionais – usando o aplicativo para melhorar a eficiência e qualidade da produção.
Mas o aplicativo não é para uso exclusivo dos produtores. Além do aplicativo, a startup desenvolveu a ONG Aliança da Terra, que ajudam produtores a obter certificados provando que eles seguem valores éticos. Isso garante que as fazendas sejam recompensadas por seguir normas sustentáveis e permite que o consumidor final compre produtos que respeitam os valores da sustentabilidade.
O aplicativo tem observado um crescimento estrondoso: em apenas quatro anos de operação, tem usuários em todos os continentes do mundo, com exceção da Antártida. A cada semana, a base de usuários cresce em 5%. A gama de clientes vai desde micro produtores até a rede de supermercados Pão de Açúcar, segundo o co-fundador Marcelo Murachovsky.
“Tudo que fazemos tem o objetivo final de combater a fome no mundo”, ele disse em uma entrevista por telefone ao Be Brasil. Para Murachovsky, trabalhar diretamente em cada etapa da cadeia de produção é fundamental. “Nós existimos para que todos produzam melhor, de forma mais eficiente – e para que o consumidor final tenha acesso a produtos sustentáveis de qualidade”.
Para Murachovsky, é importante que o BovControl continue sendo uma empresa mundial, presente em todas as etapas da cadeia de produção. Segundo o empresário, a base de clientes não pode se limitar a pequenos produtores se o aplicativo quiser, de fato, ter um impacto global.
“No fim das contas, o que queremos é facilitar a compra, venda e regulação de carne que respeite normas éticas em todo o mundo”, ele afirma.
O BovControl ainda tem um potencial enorme pela frente, e já planeja uma expansão pela América do Norte e Europa. A demanda certamente não está em baixa, principalmente depois de a empresa ter sido listada pela revista Forbes como uma das startups mais inovadoras do agronegócio.
Fonte: http://www.bebrasil.com.br/pt/noticia/bovcontrol-a-startup-brasileira-que-combate-a-fome