Equipamento pode ser acionado em caso de falha no freio convencional
A casa do Marcelino Teixeira é a estrada. Do Oiapoque ao Chuí, o caminhoneiro de 52 anos já percorreu quase todos os estados brasileiros, enfrentando rodovias perigosas e de intensa movimentação. As três décadas na estrada também trouxeram ao piauiense momentos de tensão. “Foram diversos acidentes que já presenciei. Muitos outros, escapei. Sou atento e me envolvi com poucos, mas procuro sempre garantir a segurança; a minha e a dos outros motoristas. Por isso, estou sempre acompanhando as inovações do mercado”, afirma o Marcelino.
O caminhoneiro gostou de receber a notícia de que, em breve, poderá contar com um sistema adicional de freio que poderá ser acionado nas ocasiões em que o freio convencional não funcionar. O equipamento deve reduzir o índice de acidentes nas estradas. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, o Brasil registra 14 mortes por dia nas rodovias federais e, a cada ano, são mais de 50 mil acidentes com vítimas, muitos deles envolvendo veículos de grande porte, como caminhões.
O invento é do Daniel Faria, que o intitulou como “Sistema de Freio Adicional para Veículos Pesados”. O equipamento consiste em um sistema de freios sobressalentes que, ao serem acionados por um pistão pneumático ou um pistão hidráulico, deslocam uma barra de fricção que vai de encontro aos pneus, fazendo-os perder a velocidade lentamente até a parada total.
O equipamento tem baixo custo de produção e promete fazer sucesso por atender à demanda antiga de quem precisa enfrentar rodovias: mais segurança nos equipamentos. O invento já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Hoje, o inventor, que faz parte da Associação Nacional dos Inventores (ANI) busca investidores para produzir e comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente.