Evento reúne dos principais fabricantes de eletrônicos a empresas de telecomunicações.
De airbags para quadris de idosos a TVs que enchem uma parede, os aparelhos exibidos na CES 2018 podem ser estranhos, curiosos, aspirantes a sonho de consumo de alguém e até –por que não?– pouco úteis.
Smatphones, tablets e relógios à prova d’água
A Toyota apresentou um novo veículo elétrico sem motorista, chamado e-Palette. A ideia é que a minivan vá até o cliente. Ele pode ser usado pelo varejo, entregar pizzas, servir de hotel ou escritório, e também ser utilizada como veículo para deslocamentos urbanos compartilhados por várias pessoas. Ele já tem data para chegar: os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. E parceiros: Amazon, Pizza Hut, Mazda, Uber e DiDi Chuxing.
BlackBerry com Android
Oi, sumido. A TCL Communication anunciou a chegada do BlackBerry Motion, celular com a marca BlackBerry mas que roda Android, aos Estados Unidos.
Hub com sete portas
O Nucleum, da Kingston, é um hub com sete portas e conexão de USB, do tipo C, que resolve a vida de computadores com número limitado de saídas —alô, MacBooks!. Ele oferece portas do tipo USB tipo C, USB tipo A, HDMI e slots de cartões SD e micro SD.
Teclado para que gosta de botão no celular
Cansou de digitar na tela sem botões do celular? O Gemini é um teclado que coloca na ponto dos dedos aquela velha sensação de teclas descendo e subindo.
Salva-vida de motociclista
O WeRescue é um acessório que aciona o serviço de resgate quando motos sofrem acidentes. Posicionado no guidão da motocicleta, o gadget em forma de bracelete é equipado com sensores de movimento, como giroscópio e acelerômetro, para detectar se o veículo sofreu um impacto. Se o piloto não responder dentro de 120 segundos, o WeRescue chama o resgate e já envia as coordenadas do local.
Airbag para idosos
Os franceses da Helite criaram um cinto com airbag voltado para idosos a fim de minimizar os impactos de queda. As bolsas de ar se inflam assim que “percebem” que o dono do cinto está prestes a cair. Isso ocorre porque o acessório está equipado com acelerômetro e giroscópio, dois componentes que são amplamente usados em smartphones e detectam mudanças de posição, movimentos bruscos e alterações de direção. Um software usa essas informações para identificar se caracterizam uma queda. Alexandre Quarrey, gerente de pesquisa da empresa, explicou que escolheram proteger o quadril de idosos, em vez de outras partes sensíveis como joelhos, porque fraturas nessa parte do corpo costumam demorar para se recuperar e impedem que o paciente tenha uma vida autônoma.
Cão robô
Ele é um simpático robô autônomo em forma de cachorro, feito pela Sony. Dotado de inteligência artificial (canina), ele reconhece seus donos e entende como interagir com cada um deles. Por estar continuamente ligado à nuvem da empresa japonesa, o Aibo continua aprendendo com suas experiências e com a de outros Aibos pelo mundo. Começou a ser vendido em outubro de 2017 apenas no Japão e sua aparição na CES 2018 foi a primeira viagem para fora do país asiático.
‘The Wall’
A TV gigante, de 146 polegadas, da Samsung é formada por micropainéis de LED. Na verdade, o televisor é um combinação de várias telas menores, que também podem ser usadas individualmente.
TV superfina
A TV OLED W8, da LG, é uma evolução de sua linha de aparelhos superfinos. Tem espessura de 2,6 milímetros, como sua antecessora. Mas dessa vez é equipada com a plataforma de inteligência artificial ThinQ, que permite receber comandos de voz, e um novo processador, capaz de exibir imagens com maior qualidade. Além de já ser espertinha, a TV recebe uma ajudinha do Google quando a tarefa é fazer buscas em serviços na internet.
Fonte: g1.globo.com
Leia também:
Microsoft registra patentes que podem mudar a forma como você usa seu PC
8 tendências tecnológicas que vão dominar 2018
Gigante da Coreia registra nova marca na Ásia: Samsung Voice Note