Elástico Indicativo criado por Pedro Alves de Almeida Lins facilita rotina de remédios para pacientes de forma organizada e tátil.
Atualmente os dispositivos criados a fim de melhorar a adesão ao tratamento de doenças crônicas são, em sua maioria, recipientes com nichos para comprimidos. Esses dispositivos de nichos apresentam algumas desvantagens como:
- É necessário destacar os medicamentos de suas embalagens originais e, assim, expõe-se os medicamentos, alterando sua validade;
- Separa-se o medicamento da sua respectiva caixa e mistura-se com outros, Problema podendo causar confusão sobre o uso e identificação;
- Pode-se perder a embalagem original, que contém informações e advertências importantes.
Em caso de colírios ainda não há registro de dispositivos destinados à melhoria da adesão aos horários. Existem inúmeras doenças crônicas oftalmológicas e muitas necessitam do uso de mais de um colírio para seu adequado controle.
Por vezes os pacientes se confundem a respeito dos horários dos colírios ou rabiscam nas caixas ou frascos em uma tentativa pouco eficiente de organizar os horários. Tal prática danifica o rótulo e ainda assim não evidencia a informação, principalmente em se tratando de deficientes visuais.
A Solução – Elástico Indicativo
A fim de oferecer uma solução prática, segura e eficiente, Pedro Alves de Almeida Lins desenvolveu o Elástico Indicativo. A inovação consiste em uma banda elástica contendo símbolos, algarismos ou nomes em alto relevo, para contornar frascos, cartelas ou caixas de medicamentos. Dessa forma, evidencia através da visão e do tato (deficientes visuais ou idosos sem os óculos) as informações dos medicamentos, como: horários de uso, nomes, nomes dos usuários, função dentre outras. Além disso, auxilia os usuários a manter o uso correto de suas medicações, otimizando sua resposta aos tratamentos e criar uma memória visual ou tátil do item junto ao recipiente, melhorando a capacidade de memorização e recordação dos horários de cada medicamento, oferecendo ao usuário um item de personalização dos recipientes de seus medicamentos, tornando a percepção dos remédios mais agradável e afetiva.
O elástico pode ser aplicado ao recipiente pelo médico, paciente, cuidador ou farmacêutico, após leitura da prescrição médica. Nas vezes seguintes do uso, a leitura e interpretação da receita se torna menos necessária, até que acabe o conteúdo do recipiente. Neste momento o elástico pode ser transferido para um novo frasco ou substituído por um novo.
Suas vantagens são:
- Praticidade;
- Comodidade;
- Segurança;
- Baixo custo;
- Fácil utilização e aplicação;
- Evita troca, esquecimento bem como confusão no momento de tomar os medicamentos;
- Ideal para pessoas com algum tipo de deficiência, idosos ou pacientes com certas limitações;
- Pode ser desenvolvido em material reciclado/reciclável;
- Pode receber estilizações e ser desenvolvido em diferentes tamanhos ou formatos, de acordo com a necessidade;
- Tem boa durabilidade e pode ser reutilizado;
- Elevado potencial de comercialização;
- Exequibilidade industrial;
O “Elástico Indicativo” já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por Pedro Alves de Almeida Lins. Hoje, ele busca por investidores para produzir e comercializar o invento através do licenciamento ou venda da patente.
Conheça mais sobre o mundo das invenções em nosso Instagram.