NOVO SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA

Novo sistema de reaproveitamento poupa primeiros litros de água em chuveiros e torneiras com aquecedores a gás.

O problema

Atualmente quando se utiliza sistemas de aquecimento de água a gás para uso residencial, observa-se enorme desperdício de água ao acionar o sistema. Isto acontece por conta da água que fica retida na tubulação entre o aquecedor e os equipamentos, que é descartada por não estar na temperatura correta. Por isso, nota-se a necessidade de um novo sistema de reaproveitamento que evite o despedício de água.

A solução

A fim de resolver esse problema, Thiago Martins Farias criou um novo sistema de reaproveitamento dos primeiros litros de
água em chuveiros e torneiras com aquecedores a gás. O objetivo do projeto é formalizar um sistema capaz de redirecionar a água que seria desperdiçada utilizando equipamentos já existentes no mercado. Criando, assim, um produto único, de fácil instalação e custo baixo. O novo sistema de reaproveitamento soluciona o problema do desperdício dos primeiros litros de água dos chuveiros e torneiras com aquecimento a gás ao redirecionar a água fria ao sistema de cisterna dos condomínios, antes mesmo de sair pelo chuveiro ou torneira. Sendo assim, a água só será liberada quando estiver na temperatura ideal.

A novidade pode ser instalada em novas construções ou adaptado aos prédios já existentes. Dessa forma, seu sistema de instalação e aplicação será de acordo com cada necessidade, podendo haver variações de alguns componentes – de acordo com a tubulação e espaços dos shafts disponíveis, podendo inclusive prever uma prumada adicional externa somada às pequenas reformas nos banheiros, caso seja necessário.

O sistema de reaproveitamento dos primeiros litros de água em chuveiros e torneiras com aquecedores a gás já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por Thiago Martins Farias e possui protótipo funcional. Hoje, o inventor busca por  investidores para produzir bem como comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente.

Conheça mais sobre o universo dos inventores em nosso Instagram.

Posso ajudar?