Blog

Esplanada

Nem bem os estandes do Salão do Automóvel de 1966 tinham sido desmontados e uma das grandes novidades lá apresentadas já mudava de mãos. A Simca, que tinha mostrado o […]

JK (FNM)

No feriado de 21 de abril, dia de Tiradentes, não faltou assunto no almoço de família. Corria o ano de 1960 e, além da inauguração de Brasília, festejava-se o lançamento […]

VW1600

Aquele final da década de 60 foi duro para a Volkswagen, que via da arquibancada as vendas do Corcel, lançado em 1968. Enquanto a Ford faturava no promissor segmento de […]

Supermini

Na sala de João Augusto Conrado do Amaral Gurgel na sede da Gurgel Motores S/A, em Rio Claro, São Paulo, havia, entre troféus e diplomas expostos na parede, uma multa […]

“Amazonas”

A ideia de se construir uma motocicleta com motor VW, não foi exatamente iniciada com a Amazonas. No início dos anos 70, os mecânicos Luiz Antonio Gomi e José Carlos […]

“A4”

No primeiro semestre de 2006, o Brasil poderá ter seu segundo automóvel nacional, 11 anos depois da falência da empresa brasileira Gurgel e dez anos após o surgimento da Troller, […]

Romiseta

O Romi-Isetta é o carro mais exótico já fabricado no Brasil. O eixo traseiro é bem mais estreito que o dianteiro e ela aparenta ser ainda menor do que realmente […]

JEG

Embora alguns catálogos de época dêem esse modelo commo argentino, o JEG era brasileiro. Lançado em 1978 era fabricado pela Dacunha. O motor era da Brasília, traseiro, com 15 mil […]

Para Choques

Preocupados com 15.000 mortes anuais em acidentes automobilísticos envolvendo caminhões, engenheiros da Unicamp projetaram um novo pára-choque traseiro que poderá evitar milhares destas fatalidades. Grande parte dos acidentes envolvendo a […]

Minipuma

Ronaldo Almeida Brochado saiu da Engenharia de Veículos da GM, em São Caetano do Sul, setembro de 73, quase diretamente para PUMA com quem já negociava. No final de 73 […]

Posso ajudar?